O empoderamento feminino através do esporte: Lenks Rugby e Pró-Esporte Sorocaba
- elasnatela
- 17 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2020
Por Karina Xavier
Força, contato físico e agilidade: principais características presentes em esportes coletivos que, por muitos anos, foram predominantemente praticados por atletas masculinos. Porém, de uns tempos para cá, isso tem mudado e indo de encontro a um equilíbrio. Não é preciso ir longe para encontrar talentosos times femininos, de diversas modalidades.
Se tratando de Rugby, reconhecido como esporte em 1863 e depois de 30 anos, trazido para o Brasil pelos ingleses que trabalhavam nas estradas de ferro do estado de São Paulo, em nosso país não se tornou um esporte de massa como na Argentina e Uruguai, por exemplo, onde foram formadas fortes seleções. Ao contrário de seu “primo”, o futebol, que rapidamente se consolidou entre nós.
Entretanto, com os avanços tecnológicos, o contato dos brasileiros com os principais torneios e seleções mundiais de Rugby cresceu e a popularização tem ganhado força através da internet, conquistando seu espaço e impulsionando a carreira de muitas mulheres, no interior temos a equipe feminina Lenks, fundada em 2017 com o intuito de trazer uma equidade de gênero no esporte.
O principal objetivo do time, segundo uma das fundadoras e atleta há 7 anos, Emilyn Giovana Prado, é que as mulheres ocupem cargos de liderança dentro das equipes e se empoderem através do esporte: “Atualmente contamos somente com a categoria feminina adulta, e a nossa diretoria é majoritariamente feminina” afirma.
Os treinos antes da pandemia aconteciam aos domingos e sextas-feiras, no Parque das Águas, e a equipe, que em 2018 foi campeã da CISISP (Circuito de Sevens do interior de SP) se prepara agora individualmente para os futuros jogos: “É um esporte que requer bastante contato físico, então estamos nos adaptando para não colocar ninguém em risco” explica o treinador Érick Rist.

Equipe feminina Lenks Rugby em 2018 no Circuito de Sevens do interior de SP. Crédito: reprodução
Enquanto algumas modalidades são novidade para a região, outras carregam consigo um grandioso passado. Sorocaba escreveu uma belíssima história no basquete feminino nas décadas de 1980 e 1990, conquistando os cinco últimos títulos do Campeonato Paulista, a principal competição do país até então.
Após 25 anos de sua ausência em nossa cidade, em 2018 foi montada a equipe adulta feminina Pró-Esporte, que tem resgatado as tradições: “Carregamos uma enorme história no basquete feminino e só queremos que isso aumente. Acredito que qualquer esporte chame a atenção, mas o basquete vem crescendo bastante no país.” ressalta Mariane Vargas, atleta desde os 10 anos e integrante do time sorocabano.
Os treinos e jogos que aconteciam no Ginásio Municipal, seguem como a equipe Lenks, com treinos individuais e incentivo à distância de uma jogadora para a outra. “Estamos ansiosas para retomarmos esse legado e se tratando de um time feminino, a responsabilidade é ainda maior. Nós queremos honrar todas as nossas colegas e de fato vestir a camisa!” afirma a atleta Lays Moraes.
Seja no Rugby ou no basquete, o fato é que o esporte tem aberto portas na vida de inúmeros jovens e pode ser considerado um caminho que colabora no alcance da igualdade de gênero, beneficiando o empoderamento feminino e destacando grandes talentos.

Equipe Lenks Sorocaba. Crédito: reprodução








Comentários